sábado, 23 de fevereiro de 2013

Tombini: cenário para inflação vai melhorar no 2° semestre

Tombini: cenário para inflação vai melhorar no 2° semestre:


Saiu no Valor:

Cenário para inflação vai melhorar no 2° semestre, diz Tombini



Por Sergio Lamucci | Valor

Urbana-Champaign, EUA – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta quinta-feira que a inflação mostrou “resistência” nos últimos meses, mas o cenário deve melhorar na segunda metade do ano, com o recuo da taxa acumulada em 12 meses. Segundo ele, haverá o cumprimento da meta pelo décimo ano consecutivo, considerando aí que o IPCA não vai superar o teto da banda de tolerância, hoje em 6,5%.

Tombini listou vários fatores que devem favorecer um comportamento mais favorável da inflação neste ano, apesar do comportamento preocupante recente: a safra agrícola deve crescer com força, o aumento do salário mínimo foi menor do que no ano passado, aliviando em parte a pressão sobre os serviços, a taxa de câmbio não vai se depreciar como em 2012, o crescimento do crédito tende a ser moderado, na casa de 15% em termos nominais, e a recuperação ainda lenta da economia global não deve pressionar os preços de commodities.

Ele, porém, não deu sinais sobre os rumos da política monetária. Nos últimos dias, a autoridade monetária começou a indicar que poderá promover uma alta gradual dos juros, embora ainda não tenha se comprometido com isso.

Tombini participou de evento promovido pelo Instituto Lemann de Estudos Brasileiros da Universidade de Illinois, em Urbana Champaign, onde falou sobre a situação da economia brasileira.

O presidente do BC fez seu doutorado na universidade, sob a orientação do professor Werner Baer, especialista em desenvolvimento econômico da América Latina e estudioso do Brasil.

Nenhum comentário: